Publicidade js bocao
Ícone Notícia Notícias
Diversas
ANDRÉ HENRIQUE FAGOTTI PAGLIARINI - Dindas: uma vida dedica ao ciclismo toledano

ANDRÉ HENRIQUE FAGOTTI PAGLIARINI - Dindas: uma vida dedica ao ciclismo toledano

11/09/2020
André Henrique Fagotti Pagliarini, mais conhecido no meio esportivo como Dindas, pratica ciclismo desde os 14 anos. Ele conta que no início era apenas um passatempo que aos poucos foi se tornando o esporte que ganharia o seu coração. Ele é profissional formado – data é comemorada no dia 1º de setembro - no curso de Educação Física e concursado na Prefeitura de Toledo como técnico desportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).
Dindas explica que no início pedalava sozinho, pois o esporte não tinha tantos adeptos quanto tem atualmente e realizava seus treinos por conta própria até conhecer um grupo que praticava a modalidade no município. “Nessa época conheci alguns atletas que serviram de inspiração e me deram muitas dicas importantes para evolução do meu pedal, vários ainda pedalam, Kareca, Kiko, Fábio Benhossi e o grande amigo que a bike me deu Clodoaldo”, pondera Dindas, salientando que a época participou de algumas provas nas quais mesmo sem muita experiência conquistou bons resultados.
Aos 17 anos de idade, André Pagliarini ingressou na faculdade de educação física e por conta da correria acabou deixando a bike um pouco de lado e a mesma naquele momento apenas servia como meio de locomoção todos os dias para a faculdade e o trabalho. Mas a paixão pela bicicleta sempre esteve presente na vida de Dindas e após formação acadêmica no curso de Educação Física prestou concurso na Prefeitura de Toledo do qual passou no cargo de técnico desportivo de ginástica.
Mas todo o esforço e dedicação vale a pena, em 2011 o então secretário da SMEL Mauro Mauri Maiorki, o Butim (falecido em 2016), lhe convidou para organizar e coordenar a modalidade de ciclismo nos Jogos Abertos do Paraná daquele ano. No ano seguinte, a secretaria Marli Gonçalves Costa – primeira profissional formada em Educação Física a assumir a Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo – o manteve frente à modalidade de ciclismo. “A modalidade literal caiu no meu colo e aí veio o convite oficial para assumir a modalidade no município e desde então Toledo tem um profissional de carreira responsável pela modalidade de ciclismo no município”, comemora Dindas.
Com a missão de comandar o ciclismo na SMEL, Dindas pondera que o próximo passo foi formar uma equipe de base para representar o município em competições oficiais como Jogos Escolares e Jogos da Juventude, com intuito também de trazer uma ‘nova safra de ciclistas’ para representar o município em todas as competições regionais, estaduais e nacionais.
Em 2014, Dindas explica que foi fundado Ciclismo Juventude de Toledo (CJT), equipe formada por atletas menores de 18 anos que tinha como maior objetivo representar o nosso município nos Jogos da Juventude daquele ano e através do projeto o município de Toledo voltou a figurar no cenário estadual no ciclismo. “Tivemos excelentes resultados tanto no masculino quanto no feminino”, comenta Dindas, que pondera que paralelo ao projeto com a garotada do CJT também era responsável pelas equipes adultas em competições oficiais do Estado.
APOIO – A partir da criação da CJT, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo passou diretamente a estar envolvida com as competições regionais e estaduais, e de acordo com ele, sempre apoiando e ajudando os competidores que representavam o município. “Participamos em média de 18 a 20 competições no ano que serviam de base para as disputas dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos”.
Em 2016, Dindas comenta que foi criado projeto de ciclismo feminino com a ideia de fomentar e expandir o número de adeptas. “Tivemos grandes resultados já no primeiro ano deste projeto revelando atletas como Willaine Costa Pagliarini e Veridiane Liz, e várias outras atletas ingressaram no ciclismo e com isso cada vez mais tínhamos representatividade em nível regional, estadual e até nacional”.
Com representantes em praticamente todas as modalidades do ciclismo seja ele MTB, Speed, Downhill, Bicicross e MTB, Dindas pondera que os anos de 2017 a 2019 foram repletos de grandes resultados para o ciclismo toledano.
VOLTA ÀS PISTAS – O ciclismo competitivo voltou à vida de Dindas em 2017, quando resolveu voltar aos treinos e, segundo ele, dessa maneira conseguir acompanhar um pouco mais de perto os seus atletas e sua esposa que também era atleta.
Ele comenta que o primeiro ano como atleta e técnico foi muito mais produtivo na área técnica do que como competidor, afinal fazer ambas as coisas ao mesmo tempo não eram nada fáceis. Em 2018 resolveu se dedicar um pouco mais as competições, teve alguns resultados legais subindo algumas vezes ao pódio, ao mesmo tempo acompanhava seus atletas e os via evoluir cada vez mais. E em 2019, Dindas se dedicou ainda mais aos treinos e conquistou os seus melhores resultados como competidor, sendo que das 14 competições que participou subiu ao pódio em oito delas. Além de finalizar o Regional Oeste na modalidade de XCO com a terceira colocação no geral.
INSPIRAÇÃO – Para finalizar e inspirar atletas, Dindas conta que a bike sempre foi uma companheira nos momentos bons e ruins de sua vida. “Sempre que eu precisava tirar um tempo para mim para pensar na vida, nos sonhos, nos projetos ela (bicicleta) sempre esteve comigo, por isso hoje mesmo sem estar treinando corretamente, ela tem um lugarzinho guardado no meu coração. Trabalhar com o que se ama é maravilhoso, o ambiente do ciclismo as pessoas que pedalam sejam elas ciclo turistas ou competidores tem em sua essência a amizade e o companheirismo”, enfatiza o ciclista.
“Não me canso de agradecer a Deus por lá atrás ter me apresentado de alguma forma a ‘magrela’, ficamos afastados alguns anos, mas como na vida tudo que é para ser seu em algum momento será seu. Ela enfim voltou a fazer parte da minha vida”, finaliza Dindas.
Ícone Notícia Últimas Notícias
 Instituto Abraçar Toledo vai realizar 5ª edição do Prêmio Atleta Destaque
Instituto Abraçar Toledo vai realizar 5ª edição do Prêmio Atleta Destaque
​Aeroporto: Em quatro meses de operação, 50 voos embarcam seis mil pessoas
​Aeroporto: Em quatro meses de operação, 50 voos embarcam seis mil pessoas
​Anfitriões e Curitiba dominam pódio e levam título geral do badminton nos JOJUPS
​Anfitriões e Curitiba dominam pódio e levam título geral do badminton nos JOJUPS