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Corridas de rua
Clarice Ritter dá dicas para iniciar e manter hábitos de exercícios físicos

Clarice Ritter dá dicas para iniciar e manter hábitos de exercícios físicos

11/02/2021
A personal trainer Clarice Ritter Bonemberger, que atende na Academia Ritter à rua Nossa Senhora de Fátima número 347 no Jardim Porto Alegre, comenta que a atividade física sempre esteve presente na sua vida: uma paixão. Quando adolescente ela conta que jogava futebol, vôlei, bets, qualquer coisa que proporcionasse movimento. Atualmente seu hobby é a corrida de rua, que começou a praticar através de um convite de uma aluna/amiga Adriana Mertz, que treina com ela há 18 anos. Ambas pertence ao grupo de corrida da Associação Correr Toledo. Clarice também é responsável técnica da equipe Corrida Legal da OAB Toledo.
Clarice comenta que depois de muito relutar, aceitou o convite de Adriana Mertz. Mesmo sendo profissional de educação física e com excelente condicionamento físico, ela relata que os primeiros treinos foram muito sofridos, mas dois meses depois participou de sua primeira prova - 12ª Meia Maratona Rotary Toledo. “Ainda sem nenhuma noção do que era uma corrida de 5km que dirá entrar de sola em uma de 21 km. Este episódio rendeu muitas histórias, dá pra escrever quase um livro – na véspera lembro bem do senhor Adroaldo Bombardelli, um dos veteranos do grupo me orientou a comer bastante carboidratos na semana que antecedia a prova, Ana, Sandra entre outros passando instruções. Enfim o dia da prova chegou, sai correndo como uma louca que foge do hospício sem saber direito para aonde deveria ir, mais fui seguindo o fluxo. Em resumo neste dia 13/10/2013 consegui meu 1º troféu, ficando 24º lugar geral feminino; 4º na Categoria; 3º da cidade de Toledo. Deste dia em diante tive certeza que encontrei minha preferência dentro do esporte, logo em seguida fui interagindo com os colegas de treino, participando ativamente nas atividades administrativa e estou até hoje nesta equipe Correr Toledo que me acolheu com muito carinho e a quem pretendo retribuir por muito tempo”.
Desde que começou a correr, Clarice coleciona centenas de troféus e medalhas, mas classifica como principais conquistas foram: 11ª Meia Maratona das Cataratas – classificada em 4º lugar (10/06/18); e 18ª Meia Maratona Rotary Toledo – classificada em 10º lugar, aonde subiu no pódio junto com atletas profissionais e de renome (21/10/2018). “Quando participo de uma competição e consigo uma boa colocação é muito prazeroso, principalmente quando pego um pódio com classificação geral, mas tenho em meu projeto de vida que a participação é mais importante que a competição, sou uma amadora e não profissional, tenho que me sentir bem e curtir toda a dinâmica da prova, não posso forçar mais que o meu corpo aguenta e pretendo continuar correndo por muito tempo, sem lesões”.
Ela considera suas melhores e mais expressivas colocações pelas dificuldades das provas e o nível dos participantes em função das premiações foram: 11ª Meia Maratona das Cataratas – classificada em 4º lugar (10/06/18); e 18ª Meia Maratona Rotary Toledo – classificada em 10º lugar, aonde subiu no pódio junto com atletas profissionais e de renome (21/10/2018).
 
 
Qual a importância da preparação física adequada?
A preparação física adequada é tão importante como a alimentação saudável, o acompanhamento médico periódico. A preparação física através da pratica esportiva, proporciona qualidade de vida, harmonia, bem-estar e consequentemente saúde. Não basta ser atleta de fim de semana, colocar um tênis e sair chutando uma bola, colocar um tênis e sair correndo até a exaustão – este procedimento é como ficar a semana toda praticamente sem comer e querer recuperar tudo em um ou dois dias. Isso prejudica mais do que ajuda.
A preparação física seja para competição amadora, ou para buscar a qualidade de vida deve ser desenvolvida e orientada por um profissional que terá o papel de controlar cargas das atividades realizadas, buscar um equilíbrio no treinamento, buscando o pico de desempenho alternando com aumento contínuo de carga e em determinado momento a redução até a pausa programada.
 
Os quais os benefícios da preparação física?
O principal benefício da preparação física adequada é para evitar lesões e melhorar o desempenho. No desenvolvimento da minha atividade como personal trainer, a maior dificuldade é manter o aluno focado e motivado, em especial o público que mais atendo são adultos que muitas vezes se dedicaram boa parte da vida ao trabalho e família e que em determinado momento por indicação médica ou necessidade de melhorar a qualidade de vida procuram nosso trabalho e buscam por resultados imediatos, alguns perder peso, outros buscam força e assim por diante – constantemente tenho que lembra-los que se passou bom tempo ganhando peso e perdendo massa muscular, não é justo com o corpo exigir a reversão em pouquíssimo tempo, o corpo responderá negativamente.
Para alunos de corrida de rua, a dificuldade é mantê-los focado nos treinamentos contínuos e sem exagero, buscar o desempenho com calma e sentindo o seu corpo, conciliando com fortalecimento muscular – no início a adrenalina sobe, a sensação de liberdade é grande, a vontade de superação, competição com o colega, enfim, se sair correndo todo dia ou fazer distâncias longas em que o corpo ainda não está preparado, com certeza o corpo não suportará e as lesões começaram a dar sinal.
Tanto no treinamento de academia ou de corrida é muito importante seguir as recomendações profissionais para evitar lesões, principalmente de quem está iniciando, aonde a adrenalina e motivação é alta, mas tem que respeitar períodos de descanso para o corpo.
 
Quem faz academia tem melhora no rendimento/performance ao praticar uma atividade esportiva?
A academia além de ser uma atividade física, também é a base para qualquer atividade esportiva fora dela, o corpo precisa estar preparado para suportar a carga que a atividade esportiva do praticante exigirá. O acompanhamento de um profissional é importante para buscar este equilíbrio. Podemos pegar por exemplo um atleta profissional ou amador praticante de um esporte de velocidade, para este o treinamento de fortalecimento será leve e com maior velocidade para a maioria dos membros do corpo enquanto um atleta praticante de esporte de força a carga de peso será maior e mais lento.
 
Quais as vantagens para uma pessoa ou atleta que tem um personal trainer?
A vantagem para a pessoa que tem um personal trainer é de que terá uma atenção maior, um plano de treinamento personalizado/específico para cada pessoa, começando por entender o que ela está buscando. Como o personal trabalha com grupo reduzido de pessoas é possível aferir a cada treino a pressão arterial, batimentos cardíacos, acompanha de perto o desenvolvimento dos exercícios, a postura, o desempenho, a resposta ao plano de trabalho traçado e as aulas são preparadas com exclusividade, de acordo com a necessidade do aluno. Com o fenômeno da pandemia da Covid 19, aonde uma das necessidades é a não aglomeração e o sedentarismo não é um aliado indicado para combater este virus, a partir do mês de junho a busca por um personal trainer se intensificou, aonde tivemos que incluir na equipe mais uma professora e abrir mais horários de atendimento. Atualmente somos três profissionais que atendemos em forma de revezamento das 6h às 21h, com horário marcado e estamos com praticamente todos os horários preenchidos. Ainda pensando no nosso público que é mais reservado que são profissionais de várias áreas como empresários, estudantes, médicos, advogados, contadores, enfim, optamos por atendê-los de forma mais reservada, sem exposição, em que o aluno não tem contato visual com pessoas que passam na rua por exemplo.
 
Paciência e dedicação, são palavras chaves para pessoa atingir seus objetivos?
Sim, paciência e dedicação são atitudes chaves, é como se alimentar, tomar água, ter uma crença - tem que ser com frequência e para a vida toda. Se parar de se alimentar ou tomar água o corpo reclama através de sensações e dor, a falta da prática de alguma atividade física é como se o corpo fosse enferrujando. Em nosso DNA primitivo tem o registro que o ser humano deva descansar para caçar e procriar, mas temos que lutar contra este registro para viver e envelhecer com saúde, postergando os problemas naturais de falência do nosso corpo, afinal, com a modernidade fazemos pouco esforço físico e temos alimentação com facilidade, o que causa um desequilíbrio no corpo. Lembrem-se que se é ou foi um sedentário, por determinado tempo viveu nesta situação, a reversão deve ser proporcional ao tempo e a manutenção da máquina corpo é permanente.
 
Você trabalha somente com mulheres?
Não, meu trabalho é com homens e mulheres, mas predominantemente mulheres. Vejo as mulheres como mais adiantadas na questão de saúde e os homens ainda tem um grande tabu com relação a saúde de seu corpo. Desde que comecei a trabalhar como personal trainer, observo uma mudança de comportamento, aonde no início quem procurava o tralho de treinamento eram pessoas mais jovens com objetivo de esculpir o corpo e de uns bons tempos para cá, são pessoas que buscam qualidade de vida em primeiro lugar e o resto vem por consequência.
Os alunos que persistem e ultrapassam a barreira de ano de pratica de atividade física, evoluem consideravelmente, principalmente porque começam a dar atenção no que estão ingerindo, e geralmente praticam outras atividades fora da academia/clinica.
 
Melhorar postura corporal?
Sim, a pratica de atividade física melhora a postura corporal quando feita corretamente bem como melhora a coordenação motora e elasticidade.
 
Além da obesidade ou sobrepeso (emagrecer), quais outras doenças que podem ser tratadas através da musculação?
O sobrepeso é um mal silencioso e podemos chamar de problema mundial, que começa afetando a autoestima e se alastra pelo corpo, não é uma questão de beleza imposta pela sociedade é preocupante, basta passar os olhos em uma roda de amigos que lá tem alguém brigando com o sobrepeso. Tanto a musculação quanto outra atividade física são fundamentais para buscar o equilíbrio do corpo, mas não basta fazer uma atividade sem dar atenção a alimentação. Geralmente quem pratica uma atividade física traz compartilhado a preocupação na alimentação e uma atitude puxa a outra. A obesidade deve ser combatida desde a gravidez da mãe, o desenvolvimento da criança, passando pela adolescência, vida adulta e a velhice – tem que ser uma eterna vigilância para desfrutar das maravilhas de coisas e pessoas que o mundo nos oferece.
 
Quais são os resultados da musculação a curto prazo, médio e longo prazo?
A curto prazo o praticante vai sentir com mais intensidade as mudanças no corpo, dores irão aparecer, aumento dos músculos, melhora na respiração, melhora a resistência, perda de peso mais acelerada e o praticante terá de imediato mais disposição, bem como o sono terá mais qualidade. A médio prazo a comunicação dos neurônios motores com os músculos fica mais eficiente, melhora a coordenação motora, ganho de força, qualidade cardiorrespiratórias, aumento da massa magra e perda de gordura. A longo prazo o praticante irá manter e ter pequenos ganho de massa magra e força, porém vai se chegando a um limite e neste ponto deve afinar o consumo de alimentação de acordo com as calorias consumidas e o objetivo do praticante.
 
Que dica você dá para quem quer começar a fazer exercícios físicos?
Se você não faz nada, vai testando alguma atividade que você se identifique ou pelo menos acha menos ruim, não importando se testará um, dois ou uma centena de atividades, tudo vale. Quando identificou, procure manter um padrão, um horário, e se não conseguir realizar em determinado dia, não fique remoendo, vida que segue e continue. Assim como persistir é importante, a motivação excessiva também pode prejudicar, portanto, mantenha um padrão para não lesionar, não desistir e se possível, invista em um bom profissional para te acompanhar.
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