Publicidade São Jorge Locadora de Máquinas
Ícone Notícia Notícias
Clube de Tiro ATTOL
Alexandre Luiz Conti tem pontaria afiada e coleciona vários títulos

Alexandre Luiz Conti tem pontaria afiada e coleciona vários títulos

06/08/2020
O atirador esportivo da Attol, Alexandre Luiz Conti, 43 anos, que exerce a profissão de médico ortopedista, prática a modalidade há mais de dois anos e já é um colecionador de títulos. Em 2019, Conti foi campeão Paranaense da Modalidade T.R.P. (tiro rápido de precisão) e terceiros lugares no Paranaense e no Brasileiro da modalidade Steel Challenge Rimfire Open. Ele utiliza uma pistola e uma carabina para prática do tiro esportivo, mantendo uma rotina firme de treinamento nos estandes da ATTOL.
Alexandre Conti comenta que infelizmente os atletas brasileiros não conseguem se dedicarem exclusivamente ao tiro esportivo por falta de incentivos dos Governos Federal, Estadual ou Municipal. Mas ele segue sempre com uma rotina forte de treinamentos visando sempre aprimoramento nas modalidades que participa: Paranaenses e Brasileiros. Segundo ele, devido a Pandemia do Covid 19, a preparação para este ano ficará prejudicada, pois para conquistar bons resultados é necessária uma rotina árdua de treinamentos. “Fica muito difícil trabalhar, treinar e participar de competições, mesmo com bons resultados, não existe nenhum estímulo ou patrocínio”, pondera.
O campeão de tiro rápido de precisão (TRP), Alexandre Conti ressalta que seu contato com a modalidade ocorreu em dezembro de 2017, em um encontro casual (não programado) no restaurante no centro de Toledo acompanhado do amigo Dayro Gennari e familiares, acabaram conversando com Oscar Francisco Monteiro da Silva, que prontamente se colocou à disposição para colaborar em montar um clube de tiro no município. A intenção, segundo ele, seria implantar um clube de tiro, pois cidade vizinhas como Cascavel, Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon já possuíam seus clubes e, Toledo não. “Tivemos uma conversa amigável naquele dia e pouco dias depois já estávamos fomentando a implementação da ATTOL, junto com outros membros fundadores”.
Segundo ele, no ambiente do tiro esportivo há muito respeito entre todos os atiradores, disciplina e responsabilidade, pois existem regras de segurança rígidas. Ele recomenda que todos pratiquem o tiro esportivo, pois serve para as pessoas aprender atirar e a se defender, e só a prática constante garante um melhor resultado. “O tiro esportivo é muito ‘desestressante’, pois quando você está praticando a modalidade a concentração é total. Então você esquece de tudo de ‘ruim’ que aconteceu durante aquele dia, ‘foca’ na prática e consegue um bom relaxamento. As amizades também são muitas, pois os atiradores são pessoas idôneas, respeitosas, de bom caráter e disciplinadas, o que garante boas risadas”, pondera Conti.
TIRO RÁPIDO DE PRECISÃO – A modalidade de TRP resume-se em 20 disparos, em tempos pré definidos (20 segundos, 10 segundos e 08 segundos) em um alvo há 15 metros. Vence, quem fizer a maior pontuação, respeitando o limite de tempo.
Já a modalidade Steel Challenge consiste em uma modalidade que tem 4 pistas, sendo que em cada pista existem 5 alvos. São realizados 5 "passadas" por pista e os 4 melhores tempos são computados. Vence quem fizer todas as pistas no menor tempo possível.
Na opinião de Conti, alguns veículos de comunicação resolveram demonizar o atirador esportivo, mostrando um completo desconhecimento sobre modalidade e má fé evidente. “Somos estritamente regulados pelo exército brasileiro. Para podermos realizar nosso esporte (que foi o responsável pela primeira medalha de ouro olímpica brasileira) temos que realizar testes psicológicos, testes de tiro - com a presença de um instrutor credenciado). Temos que ter todas as certidões (nas esferas federal, estadual e municipal "negativas"). O exército só libera a compra de armas e munições após uma análise criteriosa de tudo”, finaliza.
Ícone Notícia Últimas Notícias
3 DE AGOSTO - DIA DO ATIRADOR ESPORTIVO
3 DE AGOSTO - DIA DO ATIRADOR ESPORTIVO
Allan Rodrigo Tressi conquistou título na modalidade Pistola Calibre 22
Allan Rodrigo Tressi conquistou título na modalidade Pistola Calibre 22
Associação Correr Toledo promove Corrida Solidária nos dias 18 e 19 de dezembro
Associação Correr Toledo promove Corrida Solidária nos dias 18 e 19 de dezembro