Publicidade Sicredi
Ícone Notícia Notícias
Correr Toledo
BMM: quanto mais fortes elas são; mais fortes elas ficam!

BMM: quanto mais fortes elas são; mais fortes elas ficam!

10/03/2022
Se sentir mais forte e capaz de conquistar novos objetivos, assim é a mulher. Ela é dona de si e do seu destino e a atividade física promove um encontro com ela, sendo capaz de destacar sua força e graciosidade. O exercício físico deixa a tristeza para trás, abre espaço para autoestima, a confiança, a determinação e a alegria. A atividade física auxilia para ter uma vida mais saudável e traz benefícios que melhoram a qualidade de vida.
Quem pratica esporte sempre se preocupa com a saúde e, em Toledo, um grupo de mulheres tem essa preocupação, mas principalmente, tem um compromisso pessoal e coletivo.
A atividade física pode ser praticada em qualquer local ou horário. Mas, que tal começar o treino com os primeiros raios de sol? Pode parecer ser diferente para algumas pessoas, porém é uma boa ideia. Acordar às 4h ou 5h da manhã é um convite para preparar o dia ou tirar um momento para si - seja para relaxar, meditar ou desfrutar de um café da manhã gostoso e tranquilo ao lado de amigos ou de familiares. Em Toledo, 5h30 é o horário ideal para a prática de atividade física para um grupo de mulheres. Seja bem-vindo ao BMM – Bonitas e Malhadas da Madrugada.
O projeto BMM é um desafio iniciado entre as professoras de Educação Física Sandra Schossler e Anita Klemann. Juntas, elas idealizaram o projeto no começo da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e sempre colocando em evidência ser um espaço para a mulher. Juntas, elas optaram pelo treino funcional. Um método de atividade física que serve para fortalecer os músculos, emagrecer ou melhorar o condicionamento físico do corpo humano.
Uma série foi montada e o treino aplicado, inicialmente, para algumas mulheres convidadas. Atualmente, esse projeto faz parte da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), mais conhecido como BMM, já citado anteriormente.
Sandra comenta que o horário seleciona o público. “Quem vem cedinho da manhã deseja fazer algo. Trabalhar com esse grupo com faixa etária e nível de condicionamento diferente é gratificante”.
A instrutora menciona que as mulheres evoluem na realização do exercício, da frequência, do bom humor, da motivação e da autoestima. “O treino é para o corpo e para a mente. Ele é perfeito, porque possui movimentos simples e fortalece o corpo na medida certa. O treino funcional trabalha equilíbrio, potência, velocidade, força, agilidade, resistência aeróbica e muscular”, destaca Sandra.
 
FELICIDADE – “Quem pratica atividade física é mais feliz”, essa é a opinião da professora aposentada e engenheira agrícola atuante, Ana Zottis. Com 54 anos de idade, ela esbanja sabedoria, determinação e alegria por onde passa. Ela conta que ao ter conhecimento do projeto decidiu participar. “Eu já sabia que seria mais feliz com essas mulheres. Comecei e não parei mais. Quem malha é mais feliz”, afirma Ana. A atividade física faz parte da vida de Ana há mais de 20 anos. “Comecei com aulas de aeróbica e também pratiquei artes marciais. Atualmente, nado, pedalo, corro e caminho (faço mochilão). A atividade física é algo que faz parte da minha história”.
O exercício físico faz parte do cotidiano de Ana e ele faz a diferença. “Estou com 54 anos e observo como a atividade faz a diferença em minha vida. Quando jovem me ajudou a estar inserida em vários grupos, mas ela sempre esteve atribuída em todos os campos da minha vida. Nós temos um espírito proativo. Como a atividade física bem para mim, então decidi incentivar a prática para outras semanas”.
Ana salienta que a atividade é uma terapia e no grupo BMM essa terapia é coletiva. “Você está inserida em um grupo. Isso te leva para algo tão saudável e rico, que te deixa plena. A atividade física é tudo! Ela tem o propósito de oferecer um dia melhor e qualidade de vida”. E a atleta tem um convite: “mulheres que ainda não começaram ainda é possível ser feliz. Não dá para somente reclamar. É preciso querer! Eu quero e estou aqui. Muitas mulheres se espelham em mulheres. Então, agora é o começo!”.
 
QUALIDADE – O exercício físico proporciona felicidade e bem-estar, e a contadora Susane Virol Battisti, de 32 anos, concorda com as observações de Ana e enfatiza a qualidade de vida. “Eu frequento a natação e recebi o convite para participar do grupo BMM. A experiência é ótima”.
Além de nadar e do exercício funcional, Susane prática tênis, corre e caminha. “A atividade física faz parte da minha vida desde os meus 15 anos. Ela é a garantia de saúde no futuro. Já fiz academia, hoje participo mais dos esportes”, relata a profissional ao mencionar que o exercício ainda proporciona disposição e ânimo. “A pessoa que se dispõe em levantar cedo precisa ter uma autoestima elevada. Para a mulher, o exercício ainda é mais satisfatório, porque ele modela o corpo”.
Conforme Susane, o primeiro passo é a mulher encontrar algo que se sinta confortável. “Em meu entendimento, uma atividade física completa precisa ter algo alongamento, musculação e um trabalho de cardio. São fatores que complementam a atividade. Sou uma pessoa ativa e estou sempre me desafiando e mais mulheres podem desafiar-se, bastam buscar a melhor atividade”, finaliza Susane.
<    1     >
Ícone Notícia Últimas Notícias
11 DE DEZEMBRO - Corrida Solidária do Hospital Bom Jesus
11 DE DEZEMBRO - Corrida Solidária do Hospital Bom Jesus
2º OPEN DE TÊNIS DA ATAC
2º OPEN DE TÊNIS DA ATAC
4ª edição da Eco Trilha do Porco reuniu mais de 670 participantes
4ª edição da Eco Trilha do Porco reuniu mais de 670 participantes