Publicidade Seleto Contabilidade
Ícone Notícia Notícias
Ação Social Badminton
FUNDAÇÃO 30/09/1961 - Ação Social São Vicente de Paulo completa seis décadas de existência

FUNDAÇÃO 30/09/1961 - Ação Social São Vicente de Paulo completa seis décadas de existência

15/09/2021
No dia 30 de setembro de 2021, a Ação Social São Vicente de Paulo vai completar 60 anos de trabalho junto à comunidade de Toledo. Nesse período, a entidade já atendeu mais de 18 mil crianças e adolescentes e atualmente a casa presta serviço para 300 jovens com idades entre cinco e 17 anos. As atividades esportivas e recreativas sempre tiveram apoio da irmã Luiza Menin, com objetivo de contribuir para promover hábitos de vida saudável e sociabilização. Os primeiros jogos aconteceram na quadra cedida pelo Colégio Incomar, mais tarde a entidade construiu uma quadra aberta, ao lado de uma árvore Seringueira, e no fim da década de 90 a quadra ganhou cobertura. Entre as principais atividades esportivas desenvolvidas nessas seis décadas estão as seguintes modalidades: futebol, futsal, basquete, karatê, capoeira, xadrez, tênis de mesa, mini-vôlei e badminton.
As atividades esportivas sempre tiveram objetivo de divertir e socializar as crianças e adolescentes. Inicialmente os trabalhos da entidade estiveram voltados a atender meninos que se encontravam em maior vulnerabilidade, principalmente, econômica com seus familiares. Buscam afazeres nas ruas de Toledo ou apenas ficavam nelas. Por convite direto através de abordagem nas ruas ou por solicitação das mães Irmã Luiza Menin organizou-os em grupos de acordo com suas idades e capacidades. Formou o Clube dos Engraxates, Jornaleiros, Vendedores e Guardas Mirins. Em seus intervalos da rotina como sendo nato de todos os jovens o esporte nasce espontaneamente.
O primeiro instrutor esportivo da entidade foi o professor Claus Fuchs (in memoria). Ele organizava os jovens e deixava a bola rolar. Quando jogavam na quadra esportiva do Incomar, os primeiros atletas diziam “o espaço é nosso”.
Já na sede atual, o professor Claus “ordenou” termo usado no período para graduar e premiar os guardas mirins, o jovem Valmir Antônio Grando, Guarda Mirim da primeira turma, a ser o novo “sargento” da equipe. Valmir, havia retornado do exército onde serviu e assumiu a função de instrutor do esporte.
Na nova sede, a modalidade mantinha-se com o futebol. A entidade possuía uma quadra esportiva simples cercada de alambrado e sem demarcações oficiais. No portão principal da quadra havia uma frondosa árvore da espécie seringueira que oferecia sombra antes e depois das atividades. Um dos critérios para início do jogo era “recolher as folhas que caíram” mantendo assim o pátio limpo.
Alguns optavam em jogar basquete e ocupavam o pátio e as tabelas estavam presas ao tronco da árvore Seringueira.
Consecutivamente vieram outros instrutores esportivos: Márcio José de Souza; Edison Ferreira que manteve o futebol como esporte principal. Neste período houve diversificação de atividades e outras modalidades foram integradas: Karatê com o professor Santilho (in memoria) e Carlinhos (capoeira).
2006 – Formado no curso de educação física, o profissional Valdecir Anacleto Barbosa foi contrato pela Ação Social no dia 6 de fevereiro de 2006 para ministrar aulas de voleibol duas vezes por semana na entidade, às terças e quintas-feiras.
Com o crescente número de participação de crianças e adolescentes, o profissional criou mini quadras, que eram utilizadas para práticas das modalidades de vôlei, futsal, basquete e tênis de mesa. E um ano depois, em 2007, nesse mesmo espaço teve início de forma experimental aulas da modalidade de badminton, pois a quadra tem dimensões parecidas.
Por ser um esporte dinâmico, jogado por duas ou quatro pessoas, as crianças e adolescentes da entidade ‘ganharam’ gosto pela modalidade. Com isso, Valdecir convidou Elizeu Paulo Machado (na época presidente da Badminton Federação Paranaense) para conhecer o projeto ‘Saque Essa Idéia’ e a casa. Nessa visita, também contou com presença de Kao Chunglee da Comunidade Chinesa de Cidade de Leste, que se tornou um ‘Amigo do Badminton de Toledo’.
A Ação Social se filiou a BFP e começou a participar das competições regionais e estaduais. Além dos Jogos Oficiais do Estado: Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP’s) e Jogos Abertos do Paraná (JAP’s). Com os resultados surgindo, Valdecir criou três grupos de treinamentos com 75 atletas no total, ou seja, 25 em cada grupo: iniciantes, intermediário e rendimento.
A partir da formação desses grupos, a equipe AABT / ASSVP começou a conquistar resultados expressivos em todas as competições que participava da modalidade de badminton. Muitos foram os títulos de campeão geral de JAP’s, JOJUP’s e JAP’s. E somados a tudo isso ainda conquistas de etapas Nacionais, Jogos Universitários, Sul-americanos e Pan-americanos.
Em 2013, com a criação da Associação de Amigos Badminton Toledo (AABT), o projeto esportivo de badminton ganhou impulso ainda maior. Valdecir explica que a Associação passou a buscar recursos financeiros municipais, estaduais e federais com aprovações de projetos, tendo como foco principal utilizar o esporte como ferramenta disciplinadora e prazerosa das crianças e jovens.
Em 2015, o técnico Valdecir Anacleto Barbosa a convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB) participou de período de treinamento de dois meses na China. Ele conta que foi um momento especial para melhorar sua capacitação como técnico, numa das principais escolas de badminton do mundo.
Outras importantes conquistas da modalidade da equipe AABT / ASSVP foram as convocações e participações do técnico Valdecir Anacleto Barbosa e dos atletas William Guimarães, Rafael Gustavo de Farias e Vinicius Alecrim dos Jogos Mundiais Escolares na Índia. E dos Jogos Universitários na Indonésia do atleta Alisson Vasconcellos.
A equipe AABT / ASSVP tem inúmeras conquistas, entre elas, bi-campeão Pan-americano, bi-campeão das Olimpíadas Escolares, tetra-campeão dos JEP’s A, bic-campeão dos JEP’s B e centenas de títulos estaduais em diversas categorias – simples, duplas e duplas mistas.
O professor Valdecir Anacleto Barbosa explica a irmã Luiza Menin e equipe sempre deram atenção especial aos projetos esportivos da casa. “Ela (irmã Luiza) sempre acreditou em todos os projetos esportivos que desenvolvemos e, certamente, não teríamos conseguido tanto sucesso sem o apoio dela numa modalidade que era desconhecida quando implantamos na casa”, pauta Barbosa.
CLÍNICA – Os resultados expressivos da equipe AABT / ASSVP chamou atenção da COB, que viabilizou a vinda à Toledo do técnico da Seleção Brasileira de Badminton, o português Marcos Vasconcelos que comandou a Seleção Canarinho nas Olimpíadas de 2016 e 2020, para comandar uma Clínica de Badminton de duas semanas à equipe de rendimento toledana.
60 ANOS - Em clima festivo, no sábado, dia 11, às 19 horas, será celebrada uma missa na Catedral Cristo Rei em alusão aos 60 anos de existência da Ação Social São Vicente de Paulo. Após a missa, haverá um jantar comemorativo servido no Buffet Mafalda Eventos.
<    1     2     >
Ícone Notícia Últimas Notícias
​Toledo conquista nove medalhas na Copa Oeste de Badminton
​Toledo conquista nove medalhas na Copa Oeste de Badminton
Ação Social Toledo AABT é destaque em competição em Curitiba
Ação Social Toledo AABT é destaque em competição em Curitiba
Ação Social/AABT iniciou os treinos da Pré-temporada 2021
Ação Social/AABT iniciou os treinos da Pré-temporada 2021