Publicidade Sicredi
Ícone Notícia Notícias
Saúde
Inauguração de novas sedes do CAPS-II e CAPS-AD foram marcadas por reconhecimentos e avanços

Inauguração de novas sedes do CAPS-II e CAPS-AD foram marcadas por reconhecimentos e avanços

18/12/2023
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em abril de 2023, fez um alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. Diante desta situação, a Rede de Atenção Especializada em Saúde Mental em Toledo tem promovido ações para melhorar o atendimento aos pacientes e as condições de trabalho para os servidores municipais. Dentro dessa proposta, na terça-feira (12), foram entregues as novas sedes de dois equipamentos.
Pela manhã aconteceu a apresentação do espaço do Centro de Atenção Psicossocial “Lugar Possível” Dr Jorge Nisiide (CAPS-II), primeiro serviço especializado em saúde mental implantado no município. Implantado em desde 2006, após 17 anos de atendimentos à população foi necessário expandir a estrutura física, melhorando o acolhimento e o ambiente. No CAPS-II são atendidos pacientes adultos, com transtorno mental grave e persistente, classificados como alto risco em saúde mental. No ano de 2022, atendeu 795 pacientes, realizando 3.933 consultas, 3.349 procedimentos ambulatoriais e 331 procedimentos coletivos.
O outro equipamento trata-se do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que além da nova sede recebeu o nome de “Bem Viver” Dr. Renan dos Santos Tortajada. Iniciado em março de 2009 e credenciado ao final de junho de 2010, o CAPS AD possui um caráter ambulatorial e atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso do álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidados. Desde sua inauguração, já foram atendidos mais de 4000 pacientes e atualmente conta com cerca de 600 pacientes ativos.
Momentos de emoção - Além de apresentar os trabalhos, números de atendimentos e as novas estruturas físicas, as inaugurações chamaram a atenção pela emoção de pacientes, autoridades e pessoas que se envolveram com as unidades. No CAPS-II, além da família Nisiide, Leocádia e Albano Mallmann, pais de um paciente que foi acompanhado pelo serviço participaram da cerimônia. Quando completaram 60 anos de união matrimonial, o casal solicitou aos convidados uma contribuição financeira e com o recurso arrecadado adquiriram um bebedouro para a unidade.
“Nós pedimos que nossos familiares e amigos fizessem essa generosidade. Não tínhamos ideia de como ajudar e quando consultamos nos falaram da necessidade de um bebedouro. Foi uma forma de reconhecer todo o carinho que vocês fizeram por nossa família e a todos que passam por este lugar todos os dias”, disse Albano. O gesto, além do CAPS-II, auxiliou também a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan). Todos os presentes também foram brindados com a apresentação cultural da Oficina de Música, “Cantando a Vida”, iniciada em 12 de julho de 2023, e realizada com os pacientes do CAPS-II e seus familiares.
Já o CAPS-AD, além da nova estrutura, ganhou também um nome: o do psiquiatra Renan dos Santos Tortajada. Quase uma centena de pessoas acompanharam emocionadas a homenagem ao profissional, vítima de um latrocínio em fevereiro deste ano. Para a mãe, Sonia Regina dos Santos Tortajada, a homenagem ao filho é um momento feliz e traz conforto. “Eu não tenho palavras para descrever o que a comunidade toledana, em especial os colegas de trabalho, está fazendo. Só posso agradecer. Esse é o melhor presente que nós poderíamos receber”, disse.
O presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa, por sua vez, destacou a importância da melhoria dos serviços. “Como já foi relatado pela secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, havia a necessidade destes espaços, que tem atuado firmemente no combate aos problemas que envolvem a saúde mental. Era preciso dar o suporte para os servidores municipais. E isso aconteceu, com as novas sedes, o acolhimento e o atendimento dos pacientes será mais qualificado”, comentou.
Para o prefeito Beto Lunitti, os avanços da saúde pública estão acontecendo. “Temos investido em qualificação, contratação de profissionais e melhorias nos espaços físicos. Mas temos também uma equipe muito competente à frente da Secretaria de Saúde. Montamos um time para a gestão, capitaneado pela secretária Gabriela Kucharski, composto por servidores municipais muito técnicos e empenhados em transformar a saúde pública toledana numa referência. E temos conseguido isso”. Beto ainda lembrou e agradeceu a diretora de Saúde Mental, Leila Machado, as coordenadoras das unidades e ao vice-prefeito Ademar Dorfschmidt que por motivos de saúde não pôde estar presente.
Em relação à homenagem ao médico Renan dos Santos Tortajada, Lunitti disse que se apropriaria dos exemplos deixados pelo profissional e relatados pelos presentes como forma de melhorar ainda o que já é oferecido aos toledanos. “Se o Renan agia assim, é porque é possível. Nós estamos fazendo coisas diferentes, nós estamos consolidando processos que podem efetivamente transformar-se num conceito novo da sociedade, mas para tanto temos que olhar essas coisas com a pureza da alma, com os olhos para o futuro e fazer com que isso possa tornar-se verdade. E nisso, nos assemelhamos a Renan, pois ele viu bondade em tudo”, concluiu.
Depoimentos - Diversas pessoas manifestaram seu apreço por Renan dos Santos Tortajada, entre amigos, familiares, autoridades e até pacientes. Toda a cerimônia foi carregada de emoção, lembranças e reconhecimentos ao trabalho e ao carinho que o profissional tinha pelo seu trabalho, colegas e seus pacientes. Segundo relatos, Renan falava do CAPS-AD, local onde ele se encontrou enquanto médico e tratava as pessoas que conviviam com ele como sua segunda família. Algumas pessoas traduziram os sentimentos em suas falas.
“Agradecer a presença de vocês, agradecer o fato de estarem aqui, mas mais do que isso, agradecer a vocês por terem dividido o Renan com a gente. Nos terem permitido poder conviver com Renan. Primeiro poder conhecê-lo, segundo poder conviver. Lembrar dele é lembrar de algo que é uma das grandes qualidades do ser humano, a bondade. Era um rapaz extremamente bondoso. Diria mais, ele era tão bondoso que ele não carregava a maldade no coração dele. Era alguém que era um menino, com toda
a bondade dele, ele se encontrou no CAPS-AD porque ele não trazia o julgamento, ele não trazia o preconceito, ele não trazia a reprimenda a ninguém. Ele trazia o acolhimento, ele trazia a vontade de auxiliar e a compreensão do seu papel”. Médico e diretor da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedrotti.
“Você está com dor, um diagnóstico que você não sabe, uma dúvida na sua saúde. Você vai fragilizado ao médico, não tem como você chegar no médico como se estivesse chegando na balada. Você vai triste e o acolhimento e a palavra do médico é o começo da cura. Ele tem que enxergar naquele paciente aquilo que não aparece aos olhos. O Renan tinha essa capacidade e isso é um orgulho para nós. Saber que ele ajudou muita gente. Esse evento aqui é maravilhoso. Não foi em vão a passagem dele por esse mundo”. Pai do Renan, Roman Tortajada.
“O Renan era do jeito que ele era. Eu tive a oportunidade, a felicidade de trabalhar com o Renan. E eu me lembro do primeiro plantão que ele fez comigo. A gente estava precisando de um reforço na escala de pediatria e ele foi atender comigo. Foi um plantão maravilhoso, pois ele era um ser humano maravilhoso, de uma bondade e humildade que não temos como medir. Infelizmente, perdemos ele na pediatria para psiquiatria, porque foi aqui que ele realmente se encontrou. Fizemos essa cerimônia nesse horário, e não pela manhã como costumamos fazer nossas inaugurações, porque tinha tanto colega, tanto servidor que queria estar aqui hoje, que a gente mudou o horário, para que essas pessoas pudessem participar. Então vocês podem imaginar o quanto filho de vocês foi querido na nossa rede. Vocês podem ver nesses olhos cheios de lágrimas, nessa emoção, nessa energia maravilhosa que tem aqui hoje. É uma honra poder nominar o serviço com o nome Renan. Saiba que ele teve um papel importantíssimo na vida de muitas pessoas”. Secretaria de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski.
Presenças - Prefeito Beto Lunitti, presidente da Câmara de Vereadores Dudu Barbosa, secretária de Saúde Gabriela Kucharski, diretor da 20ª Regional de Saúde Fernando Pedroti, promotor José Roberto Moreira, além de vereadores e representantes de diversas entidades.

Foto: Ricardo Morante
Ícone Notícia Últimas Notícias
ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS MARCARÃO O NOVEMBRO AZUL EM TOLEDO
ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS MARCARÃO O NOVEMBRO AZUL EM TOLEDO
Casos de dengue em Toledo passam de 1.000 no atual ano epidemiológico
Casos de dengue em Toledo passam de 1.000 no atual ano epidemiológico
Chegada do outono exige cuidados redobrados com as doenças típicas da estação
Chegada do outono exige cuidados redobrados com as doenças típicas da estação