Publicidade Santropez
Ícone Notícia Notícias
Diversas
Profissional de Educação Física: responsável por promover a saúde e a cidadania

Profissional de Educação Física: responsável por promover a saúde e a cidadania

01/09/2022
Proporcionar o bem-estar, o desenvolvimento corporal e as habilidades cognitivas das pessoas e promover a saúde e a qualidade de vida da população são funções dos educadores físicos. A data 1º de setembro é uma justa homenagem feita a todos eles, com a comemoração do Dia do Profissional de Educação Física.
Praticar atividade física é essencial para a saúde de qualquer pessoa. Cada prática tem suas características e exigem cuidados especiais. Por isso, os profissionais de Educação Física são tão importantes na orientação e no ensino das mais diversas modalidades esportivas e atividades físicas.
Conforme o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Toledo, Robson Recalcatti, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declara que “a população não está se tornando mais ativa com o passar do tempo, e isso é extremamente preocupante, ainda mais pelo fato de que 5,3 milhões de mortes por ano no mundo são causadas pela inatividade física”.
Recalcatti menciona que fazer atividade física e exercício físico contribui na prevenção de doenças crônicas, controle de peso corporal e diabetes, evita perda óssea, diminui a pressão arterial e as chances de doenças cardiovasculares, controle de colesterol e melhora do condicionamento físico.
“Diversas pesquisas apontam para os benefícios da prática de atividade física ao longo dos anos. Indivíduos que praticam exercícios de intensidade moderada a intensa, de maneira regular, podem experimentar uma melhora no humor, nas atividades do dia a dia, bem como plena sensação de bem-estar”, afirma o profissional.
O coordenador cita que o cidadão precisa de uma boa orientação e serviços prestados nos diversos ambientes em que a Educação Física está presente, contribuindo para o desenvolvimento e melhora da qualidade de vida, orientando, acompanhando, planejando, estruturando e estimulando hábitos saudáveis da prática regular do exercício físico, presando sempre pela condição de saúde dos seus praticantes.
Recalcatti explica que é de responsabilidade do profissional de Educação Física orientar as pessoas que necessitam de ajuda, na prática da atividade física e do exercício físico, sem causar danos à saúde das pessoas. “Entre os vários benefícios da prática de exercício físico planejado, estruturado e supervisionado por profissionais de Educação Física destaca-se, principalmente, a diminuição de riscos e lesões”.
ATUAÇÃO - O profissional de Educação Física é responsável por avaliar, prescrever, orientar e acompanhar a todos aqueles que se inserem no âmbito da prática da atividade física ou desportiva.
O coordenador do curso de Educação Física da Unipar Toledo pondera que já no âmbito escolar quando se pensa nas áreas de atuação do profissional de Educação Física licenciado, o trabalho nas escolas acontece através do desenvolvimento de projetos, esportes, lazer, saúde, ginástica laboral e gestão.
“O professor é o mediador entre o aluno e o processo de aprendizagem. As aulas de Educação Física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto”.
Recalcatti salienta que além de atuar diretamente na prática esportiva, o profissional de Educação Física também pode trabalhar como técnico desportivo na iniciação ou no alto rendimento, preparador físico de atletas de alta performance.
“O profissional atua na reabilitação de pessoas que passaram por doenças, cirurgias ou que têm problemas físicos. Na promoção e na prevenção da saúde das pessoas, ajudando na melhora da qualidade vida e promoção da saúde”, afirma o coordenador de curso.
O profissional de Educação Física ainda aprimora as habilidades sociais e psicológicas dos estudantes, de forma a promover a cidadania e o respeito na escola e na sociedade.
CAPACITAÇÃO – De acordo com Recalcatti, ao longo de sua vida, sempre teve o apoio dos pais (Sérgio e Lucila) e hoje também da esposa Giovana e os filhos João Antônio e Maria Antônia, para que pudesse estudar e investir em sua profissão.
O profissional de Educação Física recorda que teve a oportunidade de conviver e trabalhar com muitos profissionais de sua área, aprender e a se espelhar. “Desde que ingressei na Universidade, para fazer a graduação, no ano de 2000, não parei mais de estudar”.
Recalcatti defende que o profissional que deseja ser reconhecido, diferenciado e competitivo no mercado de trabalho, precisa sempre se capacitar, reciclar e atualizar-se, para que, tenha condições no exercício da sua profissão, de prestar um atendimento e serviço de qualidade.
RECONHECIMENTO - Embora a profissão ainda seja considerada muito nova, quando comparada a outras, Recalcatti destaca que tem muito a comemorar, principalmente o reconhecimento da profissão. Ele esclarece que a história da regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil pode ser dividida em três fases: “a primeira relacionada aos profissionais que manifestavam e/ou escreviam a respeito desta necessidade sem, contudo, desenvolver ação nesse sentido; a segunda na década de 80 quando tramitou o projeto de lei relativo à regulamentação sendo vetado pelo Presidente da República. E a terceira vinculada ao processo de regulamentação aprovado pelo Congresso e promulgado pelo Presidente da República em 1º de setembro de 1998, publicado no Diário Oficial de 2 de setembro daquele ano”.
Em 2022, a profissão completa 24 anos e o mercado para o profissional de Educação Física está em plena expansão. “Permitindo ao profissional atuar na direção de clubes, academias, hotéis, empresas e spas, bem como, nas áreas de atividade física e recreação. Ainda na área do ensino, nas áreas de ginástica, musculação, natação, hidroginástica, danças, lutas e treinamento personalizado (personal training), além de esportes de aventura e consultoria. Tudo isso é motivo de comemoração, pois, com o reconhecimento da profissão, ampliou-se as possibilidades de atuação profissional”.
Neste dia 1º de setembro, o coordenador de curso parabeniza a todos os professores e profissionais de Educação Física, pelo seu dia e por exercer essa tão honrada profissão. “Sou apaixonado pela minha profissão e tenho muito orgulho de dizer, que sou profissional de Educação Física”.
Ícone Notícia Últimas Notícias
 Instituto Abraçar Toledo vai realizar 5ª edição do Prêmio Atleta Destaque
Instituto Abraçar Toledo vai realizar 5ª edição do Prêmio Atleta Destaque
​Aeroporto: Em quatro meses de operação, 50 voos embarcam seis mil pessoas
​Aeroporto: Em quatro meses de operação, 50 voos embarcam seis mil pessoas
​Anfitriões e Curitiba dominam pódio e levam título geral do badminton nos JOJUPS
​Anfitriões e Curitiba dominam pódio e levam título geral do badminton nos JOJUPS