Publicidade Sicredi
Ícone Notícia Notícias
Futsal e futebol
E.C. Toledo: novo clube surge com história que honra a tradição do futebol do Oeste do Paraná

E.C. Toledo: novo clube surge com história que honra a tradição do futebol do Oeste do Paraná

06/05/2022
Um novo clube voltado ao futebol profissional masculino e feminino e à formação de atletas está oficialmente constituído na Região Oeste do Paraná. O Esporte Clube Toledo deu posse aos integrantes dos conselhos deliberativo, fiscal e de gestão na segunda-feira, dia 3 de maio, nas dependências do Clube Toledão.
Na ocasião foram apresentados os modelos oficiais de uniformes, nas cores azul, vermelha e amarela, assim como todo o projeto do novo clube, sendo também eleitos os membros das diretorias dos respectivos conselhos.
A apresentação oficial do Esporte Clube Toledo à imprensa e comunidade deverá ocorrer num prazo de até 30 dias. A meta é realizar um trabalho consistente na formação de atletas e alcançar em breve espaço de tempo a primeira divisão do Campeonato Paranaense.
A secretária de Esporte e Lazer, Marli Gonçalves Costa, e o presidente da Câmara Municipal, Leoclides Bisognin, prestigiaram o encontro de desportistas, empenhando apoio total dos poderes Executivo e Legislativo em relação do novo clube. “O futebol precisa passar credibilidade. E vejo nas pessoas que estão aqui, gente extremamente responsável. Estamos juntos nesse projeto”, disse Bisognin, que também é integrante do Conselho Deliberativo. Ele foi tesoureiro do clube, então com a denominação de Toledo Esporte Clube, na década de 1990.
Para a secretária Marli Costa, “o E.C. Toledo atraiu grandes pessoas, acima de tudo pessoas do bem, responsáveis e bem sucedidas. A seriedade que vejo resulta em credibilidade. Contem conosco, com a anuência do prefeito Beto Lunitti e do vice-prefeito Ademar para colocarmos tudo o que for possível à disposição dentro dos parâmetros da legalidade”, comentou.
Jair Benke preside o clube
O novo clube tem na presidência Jair Benke, profissional que marcou sua trajetória como gestor da Copel em diversas cidades. Por dez anos, esteve à frente da Gerência Regional de Toledo, até sua aposentadoria, em 2018.
“A posse desses 40 conselheiros é a alma de tudo. Serão eles que determinarão as ações para que o futebol de Toledo volte a ser um futebol de comunidade, do coração das famílias de Toledo”, comentou Jair. “Acima de qualquer individualidade, o Esporte Clube Toledo preconiza que sejam valorizados os talentos das pessoas, tanto as que irão trabalhar neste abrangente projeto profissional e de formação, como os talentos das crianças e jovens”, completou.
A presidência do Conselho Deliberativo é exercida por Wilson dos Santos, gerente da Darom Móveis, conhecido pela sua profunda ligação com o esporte toledano. “Quando há a convergência de propósitos, como estamos vendo, este é um empreendimento fadado ao sucesso. Toledo tem tradição no associativismo e cooperativismo e essa essência já observamos no nosso clube”, assegurou.
O empresário Celso Lopes, do Orca Contabilidade, presidente do Conselho Fiscal salientou a sua expectativa de realização de um grande trabalho. “Faremos a nossa parte, fiscalizando, orientando e contribuindo para que tudo saia nos conformes, para o sucesso deste projeto”, disse.
Futebol profissional e formação de valores
“O Esporte Clube Toledo nasce com projetos bem fundamentados e consistentes de envolvimento da comunidade de Toledo e região no desenvolvimento do futebol profissional, masculino e feminino, e das categorias de base. Leva, em paralelo, um bem elaborado projeto de formação e integração social, que prevê atingir mais de mil crianças e adolescentes em curto espaço de tempo”, enfatizou o coordenador Técnico, Agenor Piccinin.
Ele também detalhou a parceria com a Sports Skills System, para análise de desempenho em todas as etapas, da formação ao profissional.
Várias parcerias já estão estabelecidas com órgãos públicos e da iniciativa privada, entre elas, com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Toledo.
Também foi formalizada a parceria com a Associação do Futsal Feminino de Toledo (Afeto), que soma mais de 20 anos de trabalho de formação no futsal feminino. Essa atuação passará a ter abrangência também para o futebol. A presidente da Afeto, Vera Simonis e os fundadores e gestores do projeto, Eudes Dallagnol e Salete Dallagnol, participaram da assinatura do termo de compromisso unindo as duas instituições. “Sou torcedora número 1 do nosso novo clube”, disse Vera Simonis.
 
Resgate de uma trajetória de sucesso
O Esporte Clube Toledo se encaminha para uma nova e perene jornada com o foco no futuro, sem esquecer as raízes gloriosas do futebol de Toledo e região Oeste do Paraná.
O clube teve a sua origem no ano de 1982, com a formação da Associação Atlética União, equipe amadora do Jardim Porto Alegre, que em 1983 passou a ter personalidade jurídica e filiação às entidades que regem o futebol - Liga de Futebol de Toledo e Federação Paranaense de Futebol.
Em 1987, a Associação Atlética União teria o seu estatuto alterado, passando à condição de agremiação voltada também ao futebol profissional. Para conferir maior identidade com a cidade, a sua denominação foi mudada para Toledo Esporte Clube, iniciando a representação da região nas competições profissionais da Federação Paranaense de Futebol.
O clube supria a lacuna aberta com a decisão do Toledo Futebol Clube de desativar o Departamento de Futebol Profissional. Estava mantida, assim, uma história de grande paixão que o futebol sempre representou para a cidade de Toledo e para o conjunto de municípios de sua região de influência no Oeste do Paraná, cujos torcedores sempre acorreram em grande número aos jogos no Estádio 14 de Dezembro.
Logo o Toledo conquistaria o seu lugar na elite do futebol paranaense, permanecendo por vários anos, sempre com papel de destaque, contando com equipes aguerridas e integradas por grande número de atletas locais.
Em 2022, o clube está sendo resgatado, adotando a denominação de Esporte Clube Toledo e a decisão de retomada do futebol profissional e das categorias de base.
Agenor Piccinin: currículo expressivo do Coordenador Técnico
Um dos profissionais de maior projeção do futebol regional, Agenor Piccinin iniciou a carreira como preparador físico e teve sua primeira experiência como técnico na fase anterior do E.C. Toledo. Treinou equipes como a Chapecoense (pela qual conquistou dois títulos do Campeonato Catarinense), Cascavel, Criciúma, Cianorte, São José-RS, entre outras, além de um período na Arábia Saudita.
A filosofia de trabalho do Esporte Clube Toledo preconiza uma gestão compartilhada com 40 conselheiros distribuídos em três conselhos: Deliberativo, Fiscal e Administrativo. “São pessoas de grande credibilidade que entendem que o futebol é viável a partir de um trabalho consistente e estabelecido com base num planejamento viável”, diz Agenor. “A pretensão do clube é que os talentos individuais das pessoas somados sejam a marca da instituição, acima de qualquer desejo individualista”, completa.
Estádio e campos
O Estádio 14 de Dezembro será a casa do Esporte Clube Toledo para o mando dos seus jogos nas competições profissionais e de base, já com a anuência da administração municipal. Além disso, vários campos em bairros da cidade serão utilizados para os trabalhos de formação, assim como já estão em andamento entendimentos com lideranças de várias cidades da região para a implantação de núcleos de formação.
Confira a composição das diretorias dos conselhos:
Conselho Deliberativo
Presidente: Wilson J. dos Santos
Vice-presidente: Valdir Eckstein
2º vice-presidente: Ademar Dorfschmidt
1º secretário: Vinícius Bedin Knapp
2º secretário: Edson Pimenta
 
Conselho de Administração
Presidente: Jair Benke
Vice-presidente: Eudes Dallagnol
Tesoureiro: Tarcísio Coloda
2º tesoureiro: Beto Ignácio
Secretário Geral: Adilson Teixeira
 
Conselho Fiscal
Celso Lopes (presidente)
Neldo Danzer
Norton Emmel Muhlbeier
Alberto Donassolo
Moacir Vanzo
 
Texto e imagens: Wanderley Graeff, sócio benemérito
<    1     >
Ícone Notícia Últimas Notícias
15 A 17 ANOS - Premen é campeão da Fase Municipal dos Jogos Escolares Bom de Bola 2023
15 A 17 ANOS - Premen é campeão da Fase Municipal dos Jogos Escolares Bom de Bola 2023
15 ANOS - CWANSOLIN
15 ANOS - CWANSOLIN
17 GOLS - Rodada de abertura foi empolgante e com muitos gols na Copa Metropolitana
17 GOLS - Rodada de abertura foi empolgante e com muitos gols na Copa Metropolitana
​CHUVA DE GOLS. Teve início na noite de terça-feira (18/05) a disputa da edição da Copa Metropolitana de Futsal / Arena Sports / Mundial Auto Center no ginásio de esportes Euzébio Garcia em Toledo.